Análise do solo ajuda a aumentar produtividade de lavouras em MS

Produtores rurais de Mato Grosso do Sul estão conseguindo aumentar a produtividade de suas lavouras com o monitoramento da qualidade dos solos. Com os resultados das análises, os agricultores conseguem identificar as carências de cada área e aplicar a quantidade exata de cada nutriente, melhorando a fertilidade dos solos.

O agricultor Anizio Provazio Filho, do distrito de Indápolis, em Dourados, no sul do estado, por exemplo, diz que aumentou a produtividade de suas lavouras em mais de 50% depois que começou a fazer o monitoramento há mais de dez anos. Ele comenta que antes de fazer esse trabalho colocava pouco adubo no solo, mas que atualmente com a análise, utiliza a quantidade ideal de nutrientes.

Segundo engenheiros agrônomos, a análise do solo deve ser feita com regularidade. A recomendação é que o diagnóstico seja executado a cada dois anos. O monitoramento pode ser feito de duas maneiras. A primeira é por meio de um teste químico, que determina como a correção do solo deve ser feita com a aplicação de adubos. A outra é a análise granulométrica, que estuda a composição da terra, identificando a quantidade de areia e argila.

Sobre o autor

Deixe uma resposta

*

captcha *