É hora de ficar de olho na lavoura

O plantio da safra em mato Grosso do Sul termina esta semana. Na quinta-feira, a Embrapa considerava que 80% da área destinada ao plantio já havia sido coberta no Estado, sendo que na região Sul o processo estava mais adiantado do que no Centro-Norte.

E são muito boas as condições em que as sementes estão sendo colocadas no solo, e mesmo para aquelas que estão em fase de germinação e desenvolvimento. As chuvas chegaram e têm caído em índices que até superam a demanda da soja para a atual fase da lavoura. A informação é do pesquisador Rodrigo Aroyo, da Embrapa Agropecuária Oeste.

Segundo o pesquisador, agora os agricultores devem ficar de olho no desenvolvimento de suas lavouras. “Depois daquela fase de muito valor e poucas chuvas, que chegaram a comprometer algumas lavouras plantadas mais cedo, a chuva veio e está tudo caminhando bem na safra”, enfatizou.

Ele lembra que a demanda da planta de soja por água aumenta a fase de florescimento e, depois, na formação das vagens. O que não quer dizer que não haja necessidade de umidade e água na fase inicial. “A demanda por água é pequena no começo, mas ela existe, se não houver umidade e água a semente não brota e a planta pequena não se desenvolve.”

Sobre o autor

Deixe uma resposta

*

captcha *