Babesiose e Anaplasmose são doenças transmitidas por carrapatos e moscas hematófagas e compõem o complexo denominado Tristeza Parasitária Bovina (TPB).
A TPB pode gerar desde a queda na produção da carne e do leite até mesmo a mortalidade dos animais, além de altos custos com tratamentos, ou seja, situações trazem prejuízo para os produtores.
Para que Serve
Imizol® é indicado no tratamento profilático e curativo da babesiose (piroplasmose) em bovinos e eqüinos e anaplasmose em bovinos, as quais são transmitidas por diferentes espécies de carrapatos e insetos ou operações mecânicas (vacinações, descornas, castrações, etc.)
Imizol® pode também ser usado para controlar reações clínicas excessivas desencadeadas pelas vacinas sanguíneas de Babesia/Anaplasma. Nesses casos, devido ao seu mais curto período de incubação, os sintomas da babesiose aparecerão nos primeiros dias após o início da premonição e poderão ser controlados com a administração de 1,0 mL de Imizol® para cada 100 kg de peso corporal.
Esta aplicação de Imizol® retardará o período de incubação da anaplasmose, que poderá manifestar-se algumas semanas mais tarde. Caso esta manifestação apresente um quadro clínico excessivo, a dose a ser administrada deverá ser de 2,5 mL para cada 100 kg de peso corporal.
Qual a Composição
Cada 100 mL contém:
Dipropionato de imidocarb...... 12g
Veículo q.s.p. ......................... 100 mL
Como Usar
Bovinos:
Anaplasmose e infecções mistas: 1 mL para cada 40 kg de peso corporal.
No caso de Babesiose confirmada: 1 mL para cada 100 kg de peso corporal.
Em ambos os casos não repetir o tratamento antes de transcorrido o prazo de 7 dias. via subcutânea.
Equinos: 1 mL para cada 50 kg de peso corporal, via intramuscular.
O tratamento de Nuttalia equi poderá requerer duas doses com intervalo de 24 horas. Conservar entre 2°C a 25°C, em local fresco e seco, ao abrigo da luz solar, fora do alcance das crianças e animais domésticos.
Carência
Bovinos:
Abate – O abate dos animais tratados somente deve ser realizado 241 dias após a última aplicação.
Leite – Este produto não deve ser aplicado em fêmeas produtoras de leite para o consumo humano.