É um Medicamento da Agener União que atua como sedativo e analgésico de uso exclusivo para equinos.
Para que Serve
É recomendado como sedativo e analgésico para facilitar a realização de cirurgias pequenas e procedimentos diagnósticos em equinos adultos e em potros.
Pode ser utilizado para tranquilizar e transportar animais agitados, aliviar dores abdominais, facilitar a broncoscopia, a endoscopia, a intubação nasogástrica, a palpação retal, a sutura de lacerações cutâneas, o tratamento de tendões, procedimentos odontológicos, remoção de tumores de pele e castrações.
Tipo de Animal
Equinos
Principal Finalidade
Para dor
Principal Principio Ativo
Detomidina
Modo de aplicação
Via injetável Intravenosa,Via injetável Intramuscular
Qual a Composição
Cada 100ml contém:
Cloridrato de detomidina .............................................. 1g
Veículo q.s.p. ........................................................... 100ml
Como Usar
Uso interno e administração por via intramuscular ou intravenosa.
Aplicar de 0,2 a 0,4 ml do produto para cada 100kg de peso, dependendo da intensidade e duração da sedação desejada.
Os efeitos sedativos devem ser atingidos 2 a 4 minutos após a administração intravenosa e 3 a 5 minutos após o uso intramuscular. A aplicação de 20 mcg/kg resulta em 30 a 90 minutos de sedação e a administração de 40mcg/kg resulta em 90 minutos a 2 horas de sedação.
Para analgesia:
Administre Dormium V por via intravenosa na dose de 20 a 40mcg/kg de peso corporal (0,2 a 4,0ml do produto para cada 100kg de peso), dependendo da intensidade e duração da analgesia desejada. A aplicação de 20mcg/kg usualmente gera os efeitos analgésicos após 2 a 4 minutos, com duração de 30 a 45 minutos. Administração de 40 mcg/kg também produz analgesia após 2 a 4 minutos com duração de 45 a 75 minutos.
Para sedação e analgesia:
Administre Dormium V por via intravenosa na dose de 20 a 40 mcg/kg de peso corporal (0,2 a 0,4ml do produto para cada 100g de peso), dependendo da intensidade e duração dos efeitos desejados.
Antes e depois da aplicação, o animal deve permanecer em repouso, sem perturbações do ambiente.
Carência
Este produto não deve ser utilizado em equinos produtores de carne para o consumo humano.
Quando Não Usar
O produto deve ser utilizado somente com prescrição e acompanhamento veterinários.
A dose recomendada deve ser rigorosamente calculada em função do peso do animal para evitar sobredosagens.
Deve-se monitorar cuidadosamente os equinos com quadros de choque endotóxico ou traumático, com doenças renais ou hepáticas avançadas ou com estresse (térmico ou secundário ao trabalho muscular intenso).
O animais tratados devem ser protegidos de temperaturas extremas.
Alguns equinos, embora aparentemente sedados, podem responder aos estímulos externos. Medidas de segurança de rotina devem ser praticadas para proteger a equipe médica e os tratadores.
O animal deve permanecer em ambiente calmo e em repouso por 5 minutos antes da administração e por 10 a 15 minutos após aplicação. Com esse procedimento, ocorrerá melhor resposta ao produto.
A detomidina é um potente alfa-2 agonista e, portanto , deve-se ter cuidado ao administrar o produto com outras drogas sedativas ou analgésicas, com risco de produção de efeitos aditivos.
Ao utilizar qualquer agente analgésico para o alívio de dores abdominais, deve-se estabelecer o diagnóstico adequado para a determinação da etiologia do quadro.
Alterações medicamentosas:
Sulfas potencializada aplicadas pela via intravenosa não devem ser utilizadas em pacientes anestesiados ou sedados, uma vez que podem ocorrer arritmias fatais. O produto é contraindicado em paciente com hipersensibilidade conhecida a qualquer componente da fórmula.
O produto não deve ser administrado em equinos com bloqueios atrioventricular ou sinoatrial pré-existentes, com insuficiência coronariana grave, doenças cerbrovasculares, doença respiratória ou insuficiência renal crônica.
Como não há informações adequadas de segurança, o produto não é recomendado para animais utilizados em programas de reprodução.
O produto não deve ser utilizado em equinos cuja carne seja destinada ao consumo humano.